Me encontre aqui

17/02/2016

Sessão Pipoca: Para Sempre Alice



Oi gente linda, tudo bem?  A Sessão Pipoca estava meio sumida aqui do blog por causa da correria do dia-a-dia fico meio sem tempo para mergulhar em livros e filmes, sabem como é né? Mas, para recompensar vocês, o post de hoje veio em dose dupla já que vim falar tanto do livro quanto do filme Para Sempre Alice.

. O LIVRO .

- Sinopse: Alice Howland sempre foi uma mulher de certezas. Professora e pesquisadora bem-sucedida, não havia referência bibliográfica que não guardasse de cor. Ela passou a vida acreditando que poderia estar no controle, mas tudo pode mudar. Perto dos cinquenta anos, Alice começa a esquecer. No início, coisas sem importância, até que ela se perde na volta para casa. Estresse, provavelmente, talvez a menopausa; nada que um médico não dê jeito. Mas não é o que acontece. Ironicamente, a professora com a memória mais afiada de Harvard é diagnosticada com um caso precoce de mal de Alzheimer, uma doença degenerativa incurável. Poucas certezas a aguardam. Ela terá que se reinventar a cada dia, abrir mão do controle, aprender a se deixar cuidar e conviver com uma única certeza: a de que não será mais a mesma. Enquanto tenta aprender a lidar com as dificuldades, Alice começa a enxergar a si própria, o marido, os filhos e o mundo de forma diferente. Um sorriso, a voz, o toque, a calma que a presença de alguém transmite podem lhe devolver uma lembrança - mesmo que por instantes, ainda que ela não saiba quem é.


Comprei esse livro na Bienal do ano passado mais embalada pela fama que teve o filme do que o próprio livro, já que antes do primeiro nunca tinha escutado falar do segundo. Mas confesso que fui cativada pela literatura! Lisa Genova, autora do livro, conseguiu através da narrativa me envolver na história de uma forma que quando eu pegava para ler eu não queria mais parar. Os capítulos do livro são intitulados com meses e anos e assim acompanhamos a mudança radical que aconteceu na vida, tanto pessoal quanto profissional, de Alice em apenas dois anos. Além disso, o livro ainda me proporcionou uma visão mais abrangente do que é a doença de Alzheimer me fazendo refletir e repensar certos preconceitos que existiam em mim quanto ao assunto.

. O FILME .

O filme foi dirigido e escrito por Wash Westmoreland e Richard Glatzer, gravado em Nova Iorque e estreou no Festival de Cinema de Toronto em 2014. Contou com grandes nomes no elenco, como: Juliane Moore interpretando Alice, Alec Baldwin interpretando John Howland (marido da personagem) e no papel dos três filhos temos Kristen Stewart, Kate Bosworth e Hunter Parrish. O papel rendeu a Juliane Moore cinco prêmios como melhor atriz, entre eles: Globo de Ouro, SAG, BAFTA, Oscar e Prêmios Critics Choice.


Ansiosa que sou (rs!), no dia que terminei de ler o livro fui assistir o filme, já que estava tão envolvida e apaixonada pela história. Como em todos os casos de adaptação de livro para filme aconteceram mudanças de detalhes e cortes na história, mas nada que desmereça o longa ou as atuações. O filme, assim como o livro, traz uma história triste de forma leve, delicada e com um bom ritmo, sem se arrastar ou acelerar. Também curti bastante a escolha de cenas que mostravam a paisagem da cidade meio bucólica, a trilha sonora seguia de acordo com o sentimento que a cena deveria trazer e (o mais legal pra mim!) conforme o filme ia passando e a personagem cada vez mais ia se esquecendo, algumas cenas de Alice ficavam sem foco ou embaçadas, assim como sua memória.

. CURIOSIDADES .

- O co-diretor Richard Glatzer (falecido em 10 de março de 2015) sofria de ALS e não podia falar. Ele dirigiu o filme usando um aplicativo discursivo em um iPad. Julianne Moore e Kristen Stewart dedicaram seu "Desafio Balde de Gelo" para Glatzer.
- Juliane Moore sugeriu o papel de Dr. John  Howland (seu marido) para Alec Baldwin, pois queria trabalhar com ele novamente.


E vocês, meus amores? Já leram o livro, assistiram o filme ou os dois que nem eu? O que vocês acharam? Me contem aqui nos comentários que eu vou amar saber a opinião de vocês hein! :)

Até a próxima Sessão Pipoca!
Xo, Nat!

Nenhum comentário:

Postar um comentário