Me encontre aqui

11/10/2017

Outubro Rosa

Oi gente linda, tudo bem? :) Como muitas de nós já sabemos o mês de outubro, todos os anos, fica mais conhecido como 'Outubro Rosa'. Esse movimento começou na década de 1990 com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. Por mais que o assunto seja muito falado, acho que informação desse tipo nunca é demais e, por isso, vamos falar sobre isso hoje aqui no blog.



Como prevenir - Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como: praticar atividades físicas regularmente, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, amamentar, entre outros.

Sinais e Sintomas - É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias. Os principais sintomas do câncer de mama são: caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no mamilo; pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço; saída espontânea de líquidos do mamilo. As mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica ao identificarem alterações persistentes nas mamas. No entanto, tais alterações podem não ser câncer de mama.



Detecção Precoce - O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Eu sei que pode parecer clichê ou redundante, mas como eu disse no começo do post: muita informação quando o assunto tem tamanha importância nunca é demais. Estamos em pleno século XXI, esse é um assunto muito importante para deixarmos de lado ou termos vergonha de abordar.

Então, vamos falar sobre isso?
Um super beijo e até a próxima! :)
Xo, Nat!

Nenhum comentário:

Postar um comentário